Dicas de cabelos
SHAMPOOS COM SULFATO SÃO REALMENTE VILÕES?
Sobre o uso
O sulfato é um agente químico, usado para limpeza, que pode ser encontrado em detergentes, produtos de higiene doméstica e capilar. Em shampoos ele é famoso por remover todo óleo e sujeira do cabelo. Porém, é preciso ficar atento para não fazer um uso inadequado.
Danos
A verdade é que shampoos com sulfato não são sempre vilões se usados da forma certa, pois removem muito bem a camada de sujeira do cabelo. Entretanto, eles devem ser evitados por alguns grupos:
1- Pessoas com alergia a esse químico
2- Pessoas com o cabelo quimicamente tratado ou muito sensível
3- Pessoas com cabelos secos, frisados e finos
4- Pessoas com os cabelos tingidos
1) Vermelhidão, coceira e inchaço (inflamação) são fortes indícios de alergia. Nesse caso, é recomendado usar produtos sem esse químico ou com uma fórmula menos agressiva.
2) Tratamentos químicos como, progressivas e relaxamentos enfraquecem os fios deixando-os mais ressecados. Nesse sentido, tudo o que o seu cabelo menos precisa é a perda de seus óleos naturais, fenômeno que pode ser ocasionada pelo uso em excesso de shampoos com sulfato.
+ Leia também: 6 dicas para o crescimento capilar
3) Cacheadas e crespas sabem muito bem como é conviver com cabelos secos, porém se você tem cabelos finos e com frizz é bom ficar atendo com a quantidade e frequência de uso desses produtos também, tendo em vista que todo investimento em produtos de hidratação e anti-frizz podem ir para o espaço com o ressecamento causado.
4) Acredito que essa seja novidade para muita gente! A lavagem brusca e profunda de produtos com sulfato (principalmente as variantes mais agressivas) podem sim tirar parte da tintura do cabelo ao decorrer do tempo. Por isso é interessante pesquisar por shampoos liberados ou até mesmo caseiros.
+ Confira: E-book gratuito - acabe com a queda capilar!
Conclusão
Como vimos, produtos assim não devem ser crucificados inteiramente, uma vez que eles ajudam muito quando uma lavagem profunda é necessária. Dessa forma, os danos estão muito mais ligados ao seu uso de longo prazo, feito da forma errada. Nesse sentido, usar uma vez ou outra não tem problema algum.
Comentários
Postar um comentário